É a prática de realizar movimentos manuais ou vibracionais sobre a pele, com o objetivo de pressionar e estimular o...
O termo Materno-Fetal passou a ser importante por se tratar não somente do feto, mas também sobre a genética e complicações que envolvem a mãe e o bebê, geralmente de mulheres que tem a gravidez complicada ou de risco.
Mas você sabe qual é o papel do médico fetal? Confira abaixo algumas de suas funções mais importantes:
– Assistência pré-natal de casos com alto risco;
– Auxílio com problemas de saúde existentes na mãe, como por exemplo, diabetes e pressão alta;
– Cuidado para grávidas com complicações durante a gravidez ou no parto;
– Verificação do crescimento e desenvolvimento dos bebês através de testes ou procedimentos, como o ultrassom;
– Verificação de defeitos congênitos e distúrbios genéticos com testes, amostragem de cordão umbilical ou amostragem de vilosidades coriônicas (CVS);
– Diagnostica problemas cardíacos e distúrbios sanguíneos em bebês em desenvolvimento, incluindo realização de cirurgias se necessário;
– Monitoria do trabalho de parto e nascimento do bebê;
– Monitoramento de problemas de saúde da mãe pós-gravidez, como sangramento excessivo, infecções e entre outros;
O acompanhamento através de exames tornou-se importante não só em gestações de alto risco, mas também de baixo risco, pois ajudam em patologias maternas ou fetais. Além disso, permitem avaliar a tempo gestacional, número de fetos, peso, quantidade de líquido, localização da placenta, bem-estar fetal e detecção de possíveis más formações e síndromes fetais.
O que avaliar quando procurar um especialista em Materno Fetal?
Tenha em mente a sua condição médica específica.
Quando um departamento de Medicina Fetal se organiza por especialização, cada médico vê um grande volume de pacientes com a condição em que se especializam.
Um médico fetal com esta rede de especialistas pode encaminhar pacientes para especialistas em medicina interna que podem ajudar a avaliar, tratar e monitorar pacientes com condições pré-existentes ou complicações que englobam a gravidez.
A especialização é recente e vem proporcionando mais tranquilidade às mamães e mais suporte ao pré-natalista no acompanhamento da gestação. A realização de exames específicos ajuda a diminuir a ansiedade dos casais quanto ao desenvolvimento do feto, tranquilizando-os nos momentos de normalidade ou quando existir alguma alteração.
É uma psicoterapia orientada para o presente, empática, integrativa, estruturada e sensível ao tempo.
A Magnetoterapia é uma técnica muito utilizada por fisioterapeutas, principalmente para a reabilitação de pacientes.