É a prática de realizar movimentos manuais ou vibracionais sobre a pele, com o objetivo de pressionar e estimular o...
O QUE É? A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma psicoterapia orientada para o presente, empática, integrativa, estruturada e sensível ao tempo. Está direcionada para solucionar problemas atuais e ensinar os pacientes a desenvolverem habilidades para modificar pensamentos conscientes e comportamentos disfuncionais. Essa mudança cognitiva e comportamental conduz à melhora dos sintomas e do funcionamento pessoal.
COMO FUNCIONA? A conceituação de caso é realizada de acordo com o modelo cognitivo. Ou seja, o modo como os indivíduos percebem uma situação está relacionada mais com suas reações, do que a situação propriamente dita. Esse modelo tem como base uma máxima estóica “não são os acontecimentos em si a causa de nossos sofrimentos, mas os significados atribuídos a eles”. Essas atribuições, principalmente quando feitas de forma automática e não reflexiva, podem ser não realistas ou disfuncionais.
Durante a terapia são empregadas várias técnicas cognitivas, como a psicoeducação sobre o transtorno e a identificação automáticos e distorções cognitivas. Algumas das técnicas comportamentais utilizadas são o monitoramento, a ativação e a exposição comportamental. Sempre de acordo com o modelo, podem ser integradas técnicas de resolução de problemas, mindfulness e da psicologia positiva. Nos casos de transtornos de personalidade, a terapia psicodinâmica.
PARA QUEM É INDICADO? A TCC hoje é o tratamento de primeira escolha para diversos transtornos psiquiátricos, entre eles a depressão, transtorno do pânico, fobia social, fobias específicas, TOC, transtorno do estresse pós-traumático, transtornos de uso de substâncias, transtornos alimentares e transtorno bipolar. Também estudada em populações especiais: crianças e adolescentes, idosos, casais, insônia, controle da raiva, risco de suicídio, obesidade e adaptada para grupos.
A acupuntura é uma terapia milenar de origem chinesa, que consiste na aplicação de agulhas bem finas, em pontos específicos...
O seu objetivo é proporcionar melhor aproveitamento dos nutrientes.